Sessões: Toda quarta-feira, às 20 horas.
1a quarta-feira do mês – Exus
2a quarta-feira do mês – Caboclos de Oxóssi
Oxóssi é uma divindade das religiões africanas, também conhecida como orixá, que representa o conhecimento e as florestas.
Para as religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, Oxóssi é ligado ao conhecimento e à natureza. Ele sempre enaltece tudo o que a natureza pode proporcionar, conforme a necessidade humana.
Na África antiga, Oxóssi era considerado o guardião dos caçadores, responsável por trazer o sustento para a tribo. Hoje em dia, ele protege todos os que saem de casa diariamente para o trabalho, pois é deste esforço que vem o sustento das famílias.
– Oxóssi e o sincretismo na igreja católica:
Nas tradições da igreja católica, o orixá Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, sendo homenageado no dia 20 de janeiro.
Entretanto, no estado da Bahia, ele também é sincretizado com São Jorge, santo reconhecido pela força, garra e por enfrentar tudo que vem pela frente.
3a quarta-feira do mês – Pretos velhos
Os Pretos Velhos representam o espírito de superação e transcendência de toda a tortura e sofrimento vividos por escravos no passado; quando homens negros eram tratados como objetos de comércio e lucro dos grandes senhores.
Os Pretos Velhos após sucessivas reencarnações transformam-se em espíritos de luz e guias mediúnicos muito eficazes para trabalhar em diversos setores.
A forma como se incorporam, curvados, expressa a qualidade telúrica de Pai Obaluaê. O peso que parecem carregar, não é fruto do cansaço, da idade avançada ou velhice, mas é a ação da qualidade estabilizadora, terra, trazendo-nos o exemplo de humildade e simplicidade da alma.
São espíritos elevadíssimos, com vasto campo de atuação, encontrados nas Sete Linhas da Umbanda, pois trabalham a evolução nos sete sentidos da vida dos seres.
Trazem sempre palavras de fé, de esperança, de consolo e de perseverança, com sua sabedoria, paciência, paz e serenidade.
Sua paciência em escutar os problemas e aflições dos consulentes, fazem deles as entidades mais procuradas na Umbanda.
4a quarta-feira do mês – Boiadeiros
Os Boiadeiros na Umbanda são guias espirituais que valorizam a natureza e que contribuem com o equilíbrio entre os seres humanos e meio ambiente.
Apesar da aparência agressiva, forte e valente, os Boiadeiros são muito generosos, pacíficos e benevolentes.
Além disso, eles utilizam uma linguagem específica que remete ao campo para se comunicarem com o mundo dos vivos.
5a quarta-feira do mês – Marinheiros
Marinheiro na Umbanda são uma linha de trabalho da Umbanda, formada por entidades geralmente associadas aos marujos, que em vida empreendiam viagens pelos mares, enfrentando toda sorte de infortúnios. Trabalham na linha das águas, de Iemanjá, a mãe universal na Umbanda, a rainha dos mares.