Neste 29 de agosto comemora-se o nascimento de Bezerra de Menezes, um dos grandes expoentes da Doutrina Espírita. 

on
Quem foi Bezerr de Menezes?

 

Ele foi um médico, político e escritor que morreu em 11 de abril de 1900, com 68 anos. Antes de reencarnar, Bezerra de Menezes recebeu a missão do plano espiritual de semear a Doutrina Espírita em terras brasileiras. Como doutor, fez caridade e atendeu a quem precisava de ajuda, sem cobrar nada. Como político, desenvolveu grande trabalho em defesa dos humildes e necessitados. Seu contato com a doutrina ocorreu no ano de 1875, quando ganhou o exemplar de O livro dos Espíritos. Foi convidado para ser presidente da Federação Espírita, organizou estudos, escreveu artigos e fundou a primeira livraria espírita do Brasil. Após sua morte inúmeras obras mediúnicas foram atribuídas a Bezerra de Menezes e vários médiuns disseminaram suas mensagens. Conheça mais sobre a história do homem que é considerado o Kardec brasileiro. 

 

A missão na Terra

Antes de reencarnar, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti já tinha sido designado pelo plano espiritual para levar a cabo a missão de semear no solo fértil das terras brasileiras, a semente do Evangelho Restaurado, representado pelo Espiritismo, para mais tarde unir, sob a mesma bandeira, todos os seus integrantes.

Foram as seguintes as palavras do nobre espírito Ismael:

 

 “Descerás às lutas terrestres, tendo por objetivo concentrar as nossas energias no país do Cruzeiro, dirigindo-as para o alvo sagrado dos nossos esforços. Agruparás todos os elementos dispersos com a dedicação do teu espírito, a fim de que possamos criar o nosso núcleo de atividades espirituais, dentro dos altos propósitos de reforma e de regeneração. Não precisamos de te explicar quão delicada é a tua missão. Mas, se observares plenamente o Código de Jesus, e contando com a nossa assistência espiritual, pulverizarás, à base de perseverança e de humildade, todos os obstáculos, consolidando o início da nossa obra, que é a de Jesus, no seio da pátria do Seu Evangelho. E se a luta vai ser grande, lembra-te que não será menor a compensação do Senhor, que é o caminho, a verdade e a vida.” E foi com este fim que Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti regressou à superfície terrestre.

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de agosto de 1831, na fazenda Santa Bárbara, no lugar chamado Riacho das Pedras, município cearense de Riacho do Sangue, hoje Jaguaretama, estado do Ceará. Mais conhecido apenas como Bezerra de Menezes, foi um homem atuante como médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da Doutrina Espírita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *